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Regras



O jogo de gamão é um tradicional jogo de tabuleiro, conhecido como backgammon na língua inglesa, é um onde o vencedor é aquele que consegue retirar todas as suas peças do tabuleiro primeiro.

Para jogar Gamão, são necessários 2 participantes, um tabuleiro de gamão, 15 peças pretas, 15 peças brancas e dois dados clássicos de 6 lados. com 24 casas triangulares agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes.

Jogadores - 2

Peças ou pedras - 15 pretas, 15 brancas

Tabuleiro - 24 casas de cores intercaladas agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes

Objetivo: Retirar todas as peças do tabuleiro antes do adversário.

Como Jogar Gamão

Defina o primeiro jogador jogando os dados

Mova as peças com base nos valores tirados nos dados

Dados iguais permitem o dobro de movimentos

Não é permitido mover suas peças para casas com mais de duas peças adversárias

Se a casa de destino tiver apenas uma peça do adversário, ela pode ser capturada

Comece a retirar suas peças do tabuleiro quando todas estiverem no último quadrante

Aprenda a jogar gamão com as regras completas do jogo:

Definição do primeiro jogador

Antes de iniciar a movimentação das peças é preciso definir quem será o jogador a jogar. Para definir quem começa o jogo de gamão, cada jogador deve lançar 1 dado. Aquele que obtiver o maior valor, será o primeiro a jogar. Em caso de empate, lançam-se os dados novamente até que se defina o primeiro jogador. Este deverá realizar a primeira jogada, utilizando o valor dos dados que definiram que ele jogaria primeiro.

Exemplo: 

Jogador A lança um dado e obtém o valor 5; jogador B lança um dado e obtém o valor 5 também; jogador A lança novamente um dado e obtém agora o valor 4; jogador B lança um dado e obtém o valor 6; jogador B será o primeiro a jogar com os valores dos dados 4 e 6 (valores dos últimos dados jogados pelo jogador A e B).

Movimentação das peças

Após a etapa de definição de quem começa a partida de gamão, cada jogador, na sua vez, deve lançar 2 dados e movimentar suas peças de acordo com os valores dos dados.

Cada jogador sempre move as peças em um único sentido, um no sentido horário, e o outro no sentido anti-horário.

Se o jogador atual não conseguir efetuar jogadas válidas com os valores obtidos nos dados, este passará a vez.

A casa de destino de uma peça nunca pode ser uma que já tenha 2 ou mais peças do adversário. Se a casa de destino tiver somente 1 peça adversária, esta é capturada, sai do tabuleiro e vai para a “barra”.

Quando um jogador tem uma ou mais peças capturadas, ele só pode fazer movimentos de resgate, ou seja, movimentos que tirem suas peças capturadas da barra e a coloque em uma casa, sempre obedecendo a regra que diz que a casa de destino não pode conter mais de 1 peça adversária.

Se um jogador obter nos seus 2 dados valores iguais, terá o direito de fazer 4 jogadas com os valores dos dados em vez das 2 jogadas habituais.

Retirada das peças do tabuleiro

Um jogador só pode iniciar a retirada das suas peças do tabuleiro de gamão quando todas elas estiverem no quadrante inferior (também chamado de seção interna). Para retirar uma peça, o jogador deve obter nos dados o valor equivalente ao número de casas restantes. Caso obtenha nos dados um valor maior que o necessário pelas peças mais distantes, ele deverá retirar essas peças. Exemplo: se as peças mais longes necessitam de um 4 para serem retiradas e o jogador tira um 6, ele pode retirar qualquer dessas peças do tabuleiro.

Vencedor da partida

É o vencedor do jogo aquele jogador que retirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário.

Dicas para jogar Gamão

Evite deixar apenas uma peça sozinha nas casas

Se precisar deixar uma peça sozinha, tente deixá-la o mais distante da peça do oponente

Mantenha a casa final do adversário trancada

Ocupar o maior número de casa possíveis

Dois jogadores, cada um com 15 peças, movimentam suas peças em um tabuleiro com 24 casas triangulares.

O objetivo é mover todas as peças para o "campo-casa" e depois retirá-las do tabuleiro primeiro que o adversário.

Os jogadores lançam dois dados para determinar o número de casas que podem mover suas peças.

Se uma peça cair em uma casa com uma única peça adversária, essa peça é capturada e colocada na "barra", devendo ser reintroduzida antes de outras jogadas.

Jogar duplos permite fazer quatro movimentos em vez de dois.

O jogo combina sorte (dados) e estratégia para antecipar e bloquear o adversário.

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